Carnaval Carnaval 2017

...ainda sobre o [Carnaval 2017] no Rio de Janeiro

19:11Fabio Velasco

Portela é a campeã do carnaval 2017 do Rio de Janeiro após 33 anos de jejum

Escola apresentou as lendas dos rios na avenida. Com 22 títulos, Portela é a que mais vezes foi campeã no carnaval do Rio.

A Portela quebrou um jejum de 33 anos e é a grande campeã do carnaval do Rio de 2017. No segundo ano com o carnavalesco Paulo Barros, a escola de Madureira desfilou na avenida as lendas dos rios. Agora com 22 títulos, a Portela é a escola que mais vezes foi campeã. A Mocidade Independente de Padre Miguel ficou em segundo lugar. A Acadêmicos do Salgueiro foi a terceira colocadas.




Não posso deixar de ressaltar dentre vários fatos ocorridos durante o desfile das Escolas de Samba do grupo especial do Rio de Janeiro, dois acidentes em carros alegóricos das G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti
e G.R.E.S. Unidos da Tijuca respectivamente durante os desfiles.

Acidente com carro da Paraíso do Tuiuti deixa 20 feridos na Sapucaí

O acidente aconteceu na entrada do último carro, no início da avenida.
Três pessoas passaram por cirurgia e o estado de saúde delas é delicado.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar o acidente com o carro alegórico da escola Paraíso do Tuiuti. Vinte pessoas ficaram feridas.
O acidente aconteceu com o último carro alegórico, no início da Sapucaí, em frente à arquibancada do setor 1. O carro bateu na grade que divide a arquibancada da pista e as pessoas foram prensadas contra a grade.
Vinte pessoas ficaram feridas, três passaram por cirurgia e estão internadas. Segundo os médicos, o estado de saúde delas é delicado.

O carro continuou o desfile, atravessou o sambódromo e foi periciado por uma equipe da Polícia Civil já na dispersão. Hoje o carro passou por nova perícia. Na parte de baixo, os peritos encontraram uma das rodas, que giram de acordo com a direção do carro, quebrada. A perícia não tem data para ser concluída.

Em nota, a escola de samba Paraíso do Tuiuti disse que se prontificou a prestar esclarecimentos e que vai oferecer assistência aos feridos.

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Liesa, também lamentou o acidente e disse que todos os feridos foram prontamente socorridos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Acidente com carro da Unidos da Tijuca deixa 12 feridos

Teto do segundo carro alegórico despencou. Além dos 12 feridos, oito pessoas receberam assistência psicológica por terem ficado abaladas.

O segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio, que terminou com a passagem da Mangueira pela Avenida, infelizmente foi marcado por mais um acidente, desta vez com um carro da Unidos da Tijuca.
Doze pessoas ficaram feridas e oito receberam assistência psicológica por terem ficado muito abaladas com o acidente. Nove dos 12 feridos foram encaminhados de ambulância para hospitais da rede pública municipal.

A Unidos da Tijuca foi a quarta escola a entrar na Sapucaí e o acidente aconteceu logo no início do desfile, por volta dos sete minutos. O teto do segundo carro alegórico despencou com os componentes e sobre outros componentes que estavam em baixo.

Nenhuma escola do Rio será rebaixada, decide Liesa após acidentes

Treze escolas desfilarão no Grupo Especial do carnaval do Rio em 2018. Uma escola da Série A sobe para a elite do carnaval esse ano.

Nenhuma escola do Grupo Especial será rebaixada para a Série A no carnaval desse ano no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) após uma reunião de emergência.
O que teria motivado a decisão foram os acidentes envolvendo os carros da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca, que deixaram pelo menos 35 pessoas feridas nos desfiles do Grupo Especial entre a noite de domingo (26) e a madrugada de terça-feira (28) de carnaval.

A decisão teria ocorrido em consenso com todos os presidentes das agremiações. Em função disso, no carnaval de 2018 o Grupo Especial terá 13 escolas desfilando, das quais duas serão rebaixadas para a Série A do carnaval. Uma escola da Série A sobe para o Grupo Especial este ano.
O presidente da Mocidade disse que a escola acatou mas que o presidente é contrário a decisão. "A minha opinião é contra. Eu fiz um carnaval para brigar. Com essa decisão, lógico que não queria que isso acontecesse. Mas acho injusto", criticou Waldyr Trindade. 

[...relembrando]

Carnaval de 2015 [Viradouro], rebaixada, volta para a Série A do carnaval do Rio

Escola abriu desfiles do Grupo Especial sob forte chuva.
Desfile foi prejudicado por falhas de som e problemas com carros.

Rebaixada, a Unidos do Viradouro abriu o carnaval do Grupo Especial do Rio e sofreu com a chuva, que estragou as penas de algumas fantasias. Foi prejudicada também com falhas no som, duas já nos 10 minutos iniciais do desfile. O último carro mostrou anjos negros: um deles com braço danificado.

O quarto carro da escola teve problemas quando o guindaste Carvalhão não conseguiu aproximação suficiente e três destaques do final da alegoria tiveram de ir para o chão. Os diretores de harmonia e responsáveis pelo carro tentaram quebrar as folhas da saia do carro para a aproximação do guindaste, sem sucesso.
A agremiação volta para a Série A, de onde saiu em 2014.



Juliana Paes, principal musa da escola, veio logo na comissão de frente. Famosos como o tenista espanhol Rafael Nadal e o ex-tenista Gustavo Kuerten, desfilaram com capas de chuva e camisas da Viradouro.

A rainha de bateria Raíssa Machado desfilou dois meses após ter dado à luz.
Com 30 alas e sete carros, a escola mostrou o enredo "Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça", sobre a importância da raça negra na formação do povo brasileiro.

O samba uniu duas composições de Luiz Carlos da Vila, morto em 2008. Entre os 3500 componentes, crianças desfilaram na ala da energia renovadora, sobre as divindades infantis.

A escola vermelha e branca se distribuiu pela avenida com alas sobre girafas e carro abre-alas com animais selvagens africanos, com destaque para leões, além de máscaras de rituais.
...em fria e direta análise, é justo que a Liesa aceite, mesmo com o apoio da maioria das agremiações do Rio de Janeiro, tome a decisão de não rebaixar nenhuma escola no carnaval 2017 para os desfiles de 2018?
O Carnaval 2017 no Rio de Janeiro foi marcado por acidentes que vitimaram pelo menos 32 pessoas, e a Liesa decide não rebaixar nenhuma escola devido ao ocorrido. Então possíveis imprudências, imperícias, irresponsabilidades, despreparo e outros são beneficiados pelo "não rebaixamento"? É claro que os fatos estão sendo apurados a fim de identificar os responsáveis, mas porque manter as escolas no grupo especial após as ocorrências?

O fato exposto da Unidos do Viradouro é proposital, a escola foi rebaixada por ter sido prejudicada por forte chuva no momento em que entra na Sapucaí, tem suas alegorias danificadas, as fantasias despencavam pela avenida, os instrumentos desafinavam e arrebentavam com tanta água, e em fim, culpados? Lógico que não, ação da natureza!

Com muita tristeza mas de cabeça erguida a escola de Niterói vem lutando para voltar a elite do samba, e este ano chegou a ser a vice-campeã da série A.

 Conclusão, a escola que sofre com a ação na natureza é rebaixada, paciência que a chuva caiu no momento do desfile prejudicando a escola para se manter no grupo especial não é mesmo? Mas espere, as escolas que este ano não sofreram com ação da natureza, mas por ação humana e/ou mecânica(sendo apurada pela perícia), a Liesa decide mantê-las no grupo especial, sem mais...



A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu nesta quarta-feira (1) que nenhuma escola do Grupo Especial será rebaixada neste ano. A decisão, tomada em uma reunião antes do início da apuração do desfile, ocorreu... - Veja mais em https://carnaval.uol.com.br/2017/noticias/redacao/2017/03/01/nenhuma-escola-do-rio-sera-rebaixada-decide-liesa-apos-acidentes.htm?cmpid=copiaecola
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu nesta quarta-feira (1) que nenhuma escola do Grupo Especial será rebaixada neste ano. A decisão, tomada em uma reunião antes do início da apuração do desfile, ocorreu... - Veja mais em https://carnaval.uol.com.br/2017/noticias/redacao/2017/03/01/nenhuma-escola-do-rio-sera-rebaixada-decide-liesa-apos-acidentes.htm?cmpid=copiaec

You Might Also Like

0 comentários

Comments System

Popular Posts

Flickr Images




Formulário de contato